Estrutura
Secretaria e estrutura física do curso
Atualmente o programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais possui uma secretaria, localizada no prédio do CDIM - Centro de Documentação, Informação e Memória, Campus Samambaia.
Em breve disponibilizaremos sala com computadores e pontos de internet para discentes e docentes do Programa.
Laboratório de Geologia e Geografia Física (LABOGEF-IESA-UFG)
Numa área de aproximadamente 50 m2, esse laboratório possui dez estereomicroscópios, três microscópios para análise de sedimentologia e micromorfologia de solos, GPS (Geoexplorer), teodolitos, trado mecânico (EMB1), vibracore, ecossonda Furuno, trado manual, bomba de vácuo e filtros associados (análise de sedimentos em suspensão), estufa, balança eletrônica, vidrarias, jogo de peneiras granulométricas e agitadores acoplados, três computadores ligados à Internet, uma mesa digitalizadora, mapas temáticos (cartografias variadas), imagens de satélite, imagem de radar, fotografias aéreas de diferentes áreas de trabalho. Além disso, apresenta assinaturas de alguns periódicos específicos, como Reporter of Glocoph e Anais dos Simpósios de Geomorfologia. Coordenador: Dr. Edgardo Manuel Latrubesse, juntamente com a Dra. Selma Simões de Castro. Ambos os docentes são responsáveis por projetos distintos e com financiamento (PCOPPG/CNPq), nos quais desenvolvem, respectivamente, estudos relacionados com geomorfologia fluvial e processos erosivos.
Laboratório de Limnologia (LL-ICB-UFG)
Apresenta uma área de aproximadamente 50 m2, onde são realizadas análises qualitativas e quantitativas de organismos aquáticos, principalmente macroinvertebrados bentônicos, macrófitas e algas, tanto de ambientes lóticos como lênticos. Apresenta também terminal de computador conectado à internet, impressora e scanner. Possui equipamentos de amostragem, como dois Horiba (multianalisadores da qualidade de água - modelos U-21 e U-22), uma draga de Petersen, cinco amostradores de Surber, cinco estereomicroscópios, um microscópio invertido, álcool, formol, ácido sulfúrico, vidraria para acondicionamento das amostras físico-químicas de água e dos organismos. Inclui ainda, anexo ao laboratório, uma geladeira, um GPS (Garmin), um microscópio axioscop com câmara de contagem de algas, um espectofotômetro, um destilador de nitrogênio, um autoclave, um disco de Sechi, um barco 6m, 6 salva-vidas, caixas térmicas e plásticas, motor 25Hp, carreta rodoviária para transporte desse material, tanques de combustíveis e um gerador elétrico de energia (1000W). Além disso, inclui ainda, periódicos pertinentes e específicos da área, destacando-se o Journal of NABS (North American Benthological Society), Revista Brasileira de Zoologia, Acta Limnologica Brasiliensia. Coordenadores: Dr. Leandro Gonçalves Oliveira, Dr Luis Maurício Bini e Dra. Ina de Souza Nogueira. Esses mesmos docentes foram agraciados com recursos do Ministério do Meio Ambiente, no programa de biodiversidade (PROBIO) em 2002, juntamente com pesquisadores da UnB, na área de biodiversidade aquática em regiões de cerrado. Além disso, o Dr. Leandro Gonçalves Oliveira atua como coordenador da área de meio ambiente no CTINFRA/2001, com a liberação de recursos à construção de um laboratório de análise de água. Esse laboratório já está em fase de elaboração de projetos e construção prevista para esse primeiro semestre de 2004. Além disso, é coordenador de alguns projetos de pesquisa com financiamento (PCOPPG/CNPq), nos quais desenvolve a parte de estudos acerca dos recursos hídricos e sua relação com a biodiversidade aquática.
Laboratório de Métodos de Extração e Separação (LAMES-IQ-UFG)
Situado num espaço de aproximadamente 300 m2, este laboratório possui 10 computadores ligados a rede Internet, capela, bancada, geladeira, 02 estufas, grande quantidade de solventes, reagentes e vidraria e foi recentemente contemplado com 01 Cromatógrafo a Gás equipado com detectores FID e ECD (HRGC), 01 Cromatógrafo a Gás acoplado a Detector Seletivo de Massas (GC-MS), 01 Cromatógrafo a Gás equipado com Detector de Emissão Atômica (GC-AED), 01 Cromatógrafo Líquidos de Alta Eficiência com detectores de UV/VIS e fluorescência (HPLC) e possui ainda a disponibilidade de 01 Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência com 02 Detectores Seletivos de Massas (HPLC-MS-MS). Além disso, possui padrões de referência para análise de pesticidas, hidrocarbonetos lineares, aromáticos polinucleares e medicamentos. Este laboratório foi implementado com recursos do fundo setorial do Petróleo (CTPETRO/FINEP/2001). Coordenador: Dr. Nelson Roberto Antoniosi Filho.
Laboratório de Análise Térmica (LAT-IQ-UFG)
Situado numa área de aproximadamente 40 m2, possui capela, bancada e estufa para preparo de amostras, grande quantidade de solventes, reagentes e vidraria e possui a disponibilidade de 01 equipamento de Análise Termogravimétrica (TG-DTA), 01 equipamento de Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) e 1 computador. Coordenadora :Dra. Maria Inês Gonçalves Leles.
Laboratório de Biologia Populacional Teórica e Síntese (LBPTS-ICB-UFG)
Inclui, numa área de aproximadamente 20 m2, equipamentos de informática, sendo 6 computadores, dos quais 2 ligados à internet. Inclui ainda bibliografia especializada (Evolution, Revista Brasileria de Genética e de Biologia) assinada pelos coordenadores: Dr. José Alexandre Felizola Diniz Filho e Dr. Luis Maurício Bini. Ambos os docentes atuam de forma ativa em vários projetos de pesquisa integrados com demais professores do Depto. Biologia Geral, ICB-UFG, principalmente na forma de delineamento amostral e bioestatística. Além disso, o Dr. José Alexandre Felizola Diniz Filho é coordenador de projeto com financiamento PCOPPG/CNPq, no qual vários docentes do programa de doutorado em Ciências Ambientais estão envolvidos. O Dr. Luis Maurício Bini atua também em atividades de assessoria em manejo e gerenciamento de recursos hídricos, mais especificamente com macrófitas aquáticas, associado com o NUPELIA/UEM, e o reservatório de ITAIPÚ. Atualmente, o Dr. José Alexandre Felizola Diniz Filho coordena, juntamente com o Dr. Luis Maurício Bini, o Dr. Leandro Gonçalves Oliveira, o Dr. Rogério Pereira Bastos, a Dra. Ina de Souza Nogueira, entre outros, o projeto: "Áreas prioritárias para conservação da biodiversidade no cerrado e em Goiás", com a aprovação e financiamento pelo CNPq, através do edital PRONEX/2003.
Laboratório de Ecologia (LE-ICB-UFG)
Numa área de aproximadamente 20 m2 Apresenta dois computadores completos ligados à internet, dois estereomicroscópios para identificação de insetos sociais (cupins), pinças entomológicas, equipamentos de fitossociologia (estacas, trenas, corda e bússola), acervo bibliográfico de relatórios de EIA-RIMA de vários pontos do Estado de Goiás, vidraria e reagentes para fixação de insetos. Coordenador: Dr. Divino Brandão, que além de docente/pesquisador, atua em planejamento e assessoria ambiental, mais especificamente em cursos de capacitação de EIA/RIMA.
Laboratório de Comportamento Animal (LCA-ICB-UFG)
O laboratório possui aproximadamente 20 m2, com dois terminais de computadores ligados à internet, impressoras, equipamentos de gravação sonora de anfíbios (DAT e NAGRA), gravadores portáteis, microfone acústico, paquímetros, vidraria e reagentes de fixação e conservação de anuros e répteis, dois termohigrômetros, equipamento de campo (lanternas, pilhas, pinças e etiquetas). Além disso, assinatura de alguns periódicos específicos (COPEIA, Journal of Herpetology, Herpetologica, Herpetological Review e Revista, Herpetological Monographs). Coordenador: Dr. Rogério Pereira Bastos, que foi o Coordenador de Pesquisa da UFG até final de 2001, Diretor Executivo da FUNAPE-UFG (Fundação de Apoio à Pesquisa-UFG), e atualmente coordena administrativamente a Unidade de Conservação, órgão vinculado às questões de acervo biológico (animal e vegetal) do cerrado, bem como a Reserva Biológica José Angelo Rizzo, localizada nas imediações da cidade de Goiás.
Departamento de Ciências Sociais (DCS-FCHF-UFG)
Esse departamento proporciona infraestrutura computacional de 12 microcomputadores, ligados à internet e biblioteca setorial com acervo de mais de 2000 exemplares. Além disso, o Dr. Fausto Miziara, atualmente se encontra na coordenação da implantação do centro de documentação científica da UFG, com recursos provenientes do fundo setorial de Infra-Estrutura/FINAP/2001. Nesse centro, projetado com área superior a 200 m2, vários dados ambientais serão organizados e disponibilizados num site próprio. A previsão de conclusão dessa obra é até o final do primeiro semestre de 2004. O referido departamento também abriga as atividades de pesquisa dos Profs. Drs. Barsanulfo Gomide Borges e Maria do Amparo A. Aguiar.
Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química (LEQ-IQ-UFG)
O laboratório possui uma área de 20 m2 e dispõe de fotocopiadora, 01 televisor, 01 vídeo cassete, 01 filmadora, 03 computadores e 02 impressoras. Coordenador: Dra. Agustina Rosa Echeverría, a qual desenvolve atividades na área de epistemologia da ciência e fundamentação teórica/filosófica em multidisciplinaridade. Além disso, projetos de Educação Ambiental relacionados com o papel da química e meio ambiente são desenvolvidos com vários alunos de graduação.
Laboratório de Biotecnologia (LB-EA-UFG)
O laboratório possui uma área de 60 metros quadrados e dispõe de controlador térmico para PCR M. J. Research, um fotodocumentador para eletroforese Kodak, uma centrifuga refrigerada 15000 rpm, 4 cubas para eletroforese, 1 câmara de fluxo laminar, 1 sistema de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência, 1 freezer, 1 geladeira e 3 computadores. Coordenador: Dr. Lázaro José Chaves. Também coordenador de projeto com financiamento (PCOPPG/CNPq), o docente aglutina uma equipe de profissionais e alunos de graduação em estudos de genética e melhoramento de plantas nativas do cerrado.
Centro de Advocacia da UFG (CA-FD-UFG)
Possuindo uma área de 20 m2, o Centro de Advocacia da UFG conta com 02 computadores ligados a Internet, 02 impressoras, fotocopiadora, filmadora e acervo bibliográfico próprio. Neste laboratório, várias atividades relacionadas com ensino e pesquisa na área legal são desenvolvidas (civil, criminal, penal, ambiental, etc.). Coordenador/Membro: Dr. Nivaldo dos Santos e Dr. José Nicolau Heck, os quais atuam como Coordenador de Pós-Graduação e Vice-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Católica de Goiás (UCG).
Centro de Educação Ambiental (CEA-IESA-UFG)
Numa área de 12 m2, o Centro de Educação Ambiental conta com 01 computador ligado à rede Internet, 01 impressora e acervo bibliográfico próprio. Coordenadora: Dra Sandra de Fátima Oliveira. Nesse laboratório, são desenvolvidos projetos de Educação Ambiental, sob a supervisão da docente. Projetos esses que se estendem em termos de atuação em diversas áreas, como saúde, meio ambiente propriamente dito, cultura e educação formal e não formal.
Lab.de Processamento de Imagens e Geoprocessamento
Localizado numa área de aproximadamente 60 m2, está capacitado com vários equipamentos de informática relacionados com o processamento de imagens de satélite. Desenvolve-se nesse laboratório atividades de ensino e pesquisa pelo Dr. Laerte Guimarães Ferreira Júnior, como seu coordenador e que atua conjuntamente com a NASA, no estabelecimento de técnicas de aprimoramento em processamento de imagens do sistema MODIS. Desenvolve-se nesse laboratório processamento digital de imagens relacionadas com áreas de cobertura vegetal, desmatamento, focos de incêndio e mapeamento de áreas degradadas.
Departamento de Filosofia (DF-FCHF-UFG)
Numa área de aproximadamente 70 m2, com a disponibilidade de equipamentos de informática ligados à rede Internet, com acervo bibliográfico próprio e demais condições infraestruturais em termos de mobiliário, o Dr. Adriano Naves de Brito, juntamente com o Dr. José Nicolau Heck, desenvolvem atividades de orientação e estudos supervisionados ligados a questão de filosofia da ciência, mais especificamente com a ética, e no caso mais apropriado ao nosso programa de doutorado em Ciências Ambientais, a bioética.
Laboratório de Ecotoxicologia (LABECOTOX-IQ-UFG)
Coordenado pelo Prof. Dr. Nelson Roberto Antoniosi Filho, ocupa área de 100 m2, possui aquários, destilador, estufas, mufla, capelas, balança analítica, multisonda Horiba, 01 computador ligado à rede Internet, e é utilizado para o estudo da toxicidade de efluentes e substâncias químicas.