Histórico

1998

A possibilidade de interação e execução integrada de projetos de extensão e pesquisa na área ambiental foi o ponto de partida para que, alguns docentes da Universidade Federal de Goiás vislumbrassem a criação de um curso de pós-graduação que enfocasse o estudo do meio ambiente. O processo de viabilização inicial da proposta passou por momentos de elaboração, submissão, aprovação e execução de projetos de pesquisas, que envolvem docentes dos Institutos de Ciências Biológicas (ICB), de Química (IQ) e de Estudos Sócio-Ambientais (IESA), e que foram contemplados junto ao Programa Centro-Oeste de Pesquisa e Pós-Graduação do CNPq.

2000

A verificação de que outros docentes da UFG, alocados na Escola de Agronomia (EA), na Faculdade de Ciências, História e Filosofia (FCHF) e na Faculdade de Direito (FD) também possuíam atuação na área ambiental, possibilitou com que, em agosto de 2000, a UFG submetesse à CAPES a proposta de criação de um programa de doutorado, em atenção as novas tendências da pós-graduação brasileira. Essa proposta de caráter multidisciplinar também teve a preocupação de não apresentar sobreposição aos demais programas de mestrado em funcionamento na UFG, sob a premissa do não impedimento da criação de novos doutorados pelos cursos de mestrado existentes.

2001

A aprovação pelo CTC da CAPES da proposta de criação do Programa Multidisciplinar de Doutorado em Ciências Ambientais foi executada no dia 25/10/2001, sendo o curso aprovado pela UFG em 21/12/2001.

2004

Em 08/06/2004, o Programa Multidisciplinar de Doutorado em Ciências Ambientais recebeu, por parte da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, o Troféu Aroeira em reconhecimento a atuação na defesa do meio ambiente em Goiás.
Na avaliação da CAPES, relativa ao triênio 2001-2003, o Programa Multidisciplinar de Doutorado em Ciências Ambientais, apesar da elevada produção científica apresentada, de aproximadamente 5 artigos/docente/ano, e apesar dos diversos trabalhos em cooperação com entidades internacionais, ainda manteve o conceito 4, fruto do fato de, por ser um curso recentemente aprovado, ainda não ter apresentado defesas públicas de tese.

2005

A tese desenvolvida no CIAMB, intitulada “Estrutura Genética Populacional de Physalaemus Cuvieri Fitzinger, 1826 (Anura: Leptodactylidae) e Padrões de Ocupação Humana no Estado de Goiás”, de autoria de Mariana Pires de Campos Telles, orientada pelo Prof. Dr. Rogério Pereira Bastos, foi vencedora da Prêmio CAPES de teses na área multidisciplinar.

2007

Por outro lado, na avaliação, relativa ao triênio 2004 – 2006, o CIAMB recebeu o honroso conceito 5, o qual evidenciou a elevada competência e produção científica dos seus docentes e discentes.

2008

O CIAMB incluiu também a visão da Engenharia, porém sem alterar a preocupação com as relações entre sociedade e natureza em termos de impactos ambientais. Nesse período o CIAMB contou com um total variável de 15 a 18 docentes permanentes, e em média também com 3 colaboradores externos. Os egressos foram absorvidos, em quase sua maioria absoluta, pelas IES do estado, sobretudo a UFG, a UEG (Universidade Estadual de Goiás), a PUC-GO, e a UnB, além de Secretarias de Governo estadual e empresas privadas ou mistas em menor proporção, situadas no estado de Goiás, algumas com atuações nas regiões norte e nordeste.

2009

Vários laboratórios de pesquisa da Universidade Federal de Goiás, vinculados ao CIAMB elaboraram projetos e submeteram para avaliação da FINEP, CNPq, FAPEG e outras agências de fomentos e conseguem financiamentos para se modernizarem e expandirem a suas capacidades de produção científica. A modernização dos laboratórios de pesquisa vinculados ao CIAMB continuou nos anos seguintes.

2011

A tese desenvolvida no CIAMB, intitulada “Modelagem Matemática para seleção pe Áreas Prioritárias para Conservação: Métodos, Cenários e Contribuições para a Gestão Territorial em Goiás”, de autoria de Maria Socorro Duarte da Silva Couto, orientada pelo Prof. Dr. Laerte Guimarães Ferreira, foi agraciada com menção honrosa no Prêmio CAPES de teses na área multidisciplinar.

2012

O corpo docente do CIAMB continuou a evolui com incorporação de novos docentes da área de Análise Espacial, Mutagênese Ambiental e Microbiologia Ambiental.

2013

Os docentes do CIAMB, por meio dos vários laboratórios de pesquisa que fazem parte da estrutura do CIAMB desenvolvem inúmeros projetos de pesquisa financiados por agências de fomento nacionais e internacionais, tais como: CNPq/PRONEX; CNPq; FINEP/CTINFRA; FINEP/CTPETRO/FINEP e outros; CNPq/Edital Universal, NASA/Land Use Land Cover Change Initiative; Comunidade Econômica Européia (CEE), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), Gordon and Betty Moore Foudation, Applied Geosolutions, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), World Wide Fund for Nature (WWF-Brasil), The Nature Conservancy Brasil, entre outros. Todos esses projetos contaram com participação de discentes do CIAMB, o que resultou em várias dissertações, teses e artigos científicos publicados nos mais variados periódicos nacionais e internacionais.

2014

O CIAMB, dando continuidade às demandas crescentes, bem como na perspectiva do recém-criado nível de Mestrado, decidiu pelo credenciamento de novos docentes, na área de solos e meio ambiente, na área de conservação da biodiversidade e nas áreas de engenharia e saneamento. Neste mesmo ano, o CIAMB passa a integrar um Colégio Doutoral Tordesillas, juntamente com a Universidade de Aveiro (Portugal) e a Universidade de Castilla La Mancha (Espanha).

2015

Uma comissão de docentes do CIAMB visita a Universidade de Aveiro, em Portugal. A partir desse momento percebeu-se a possibilidade de avanços na construção de um projeto institucional de internacionalização que privilegiasse a temática de estudos comparativos de antropização de savanas. Desde então tem sido feitos esforços para desenvolver contatos e pesquisas que tenham por foco a savana brasileira e a savana africana, particularmente em Moçambique, com o envolvimento de universidades, docentes e discente daquele país.

2016

Ocorre a incorporação de novos docentes, alguns com experiência internacional, que atuam na área de geomorfologia fluvial, desenvolvimento sustentável, monitoramento ambiental por meio de veículos aéreos não tripulados e genética.

2017

Devido a crescente produção científica, obtida a partir do intenso envolvimento do seu corpo docente e discente em projetos de relevância internacional, o CIAMB obteve o honroso conceito 6 na avaliação da CAPES.

2018

O CIAMB promoveu o segundo Seminário Internacional de Antropização de Savanas no Brasil e em Moçambique, com a participação de docentes da Universidade Pedagógica de Moçambique. O CIAMB também recebeu as visitas do Embaixador de Moçambique no Brasil, e juntamente com professores do CIAMB e o Reitor da Universidade Pedagógica têm-se desenvolvidos esforços para a realização de um MINTER ou DINTER em Moçambique. No ano de 2018 o Programa foi contemplado com recursos da agência estadual de fomento à pesquisa, a FAPEG, e em reunião do Colegiado ficou estabelecido que os recursos seriam empregados prioritariamente para esse projeto de realização de um MINTER ou um DINTER em Moçambique. Infelizmente, todas as atividades em direção a essa parceria foram suspensas pela Pandemia desencadeada com a Covid-19. Tão logo se tenha uma perspectiva positiva os contatos serão retomados e este projeto continuará como absoluta prioridade do CIAMB.
Em 2018, o CIAMB iniciou sua participação em um projeto de cooperação com os Programas de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UFAM e Agroecologia da UERR no âmbito do PROCAD Amazônia. Teve entre outros objetivos Promover a consolidação dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Agroecologia da Universidade Federal do Amazonas e Universidade Estadual de Roraima; estimular a interação científico-acadêmica entre estes programas e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Goiás, de modo a constituir redes de cooperação entre eles; estimular o fortalecimento das linhas pesquisas entre os Programas de Pós-Graduação participantes desta cooperação; contribuir para o equilíbrio regional da pós-graduação brasileira, por promover a melhoria dos Programas em regiões carentes de recursos técnicos; ampliar a formação de mestres e a produção científico-acadêmica nas Instituições Associada II e Proponente; apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa na região da Amazônica Ocidental; promover a mobilidade de docentes, de discentes de pós-graduação e de discentes de graduação entre as equipes de pesquisa envolvidas nos projetos que serão desenvolvidos.

2019

Por meio da Chamada CNPq Nº 1/2019 Apoio à formação de doutores em áreas estratégicas firmamos parceria com o Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) com sede em Santarém. O projeto tem por título “Fortalecimento da Pesquisa em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento na Amazônia”, cujo objetivo é: Consolidar as atividades de pesquisa desenvolvidas por discentes do PPGSND na área de ciências ambientais no âmbito de Impactos Ambientais e Sociais da Mudança do Uso da Terra na Amazônia e seus efeitos sobre água, alimentos, bioma e saúde das populações.