Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFG (CIAMB) visa a formação de profissionais de alto nível com uma visão multidisciplinar e capazes de atuar de forma efetiva em pesquisa, ensino e extensão na área ambiental. Para isso, CIAMB possui a área de concentração Estrutura e Dinâmica Ambiental englobando duas linhas de pesquisa: (i) Monitoramento e análise de recursos naturais e (ii) Conservação, desenvolvimento e sociedade.

Dentre as muitas atuações possíveis, considerando a dinâmica atual no mercado de trabalho, pode-se destacar o monitoramento e gerenciamento de recursos naturais e da biodiversidade, em diversos níveis, e a instrumentalização científica subsidiando políticas públicas e a própria Universidade em ações envolvendo a área ambiental, procurando sempre enfocar a integração homem/natureza.

Considerando a atuação em ensino, pesquisa e extensão dos docentes envolvidos no programa, as demandas crescentes da sociedade por profissionais com formação ambiental, os problemas ambientais e a escassez de programas desta natureza e neste nível na região Centro-Oeste do Brasil, a expectativa é de que o Programa de Doutorado em Ciências Ambientais da UFG se torne, a médio prazo, uma referência nas questões ambientais, preferencialmente no que se refere as questões inerentes ao bioma Cerrado. Isso reforçará assim o papel da Universidade, atuando em um contexto regional, como uma instituição agregadora e geradora de conhecimento em questões acadêmicas e científicas que podem e devem subsidiar decisões importantes para à sociedade no âmbito ambiental.