Disciplinas do 1º semestre de 2020

Pré-Requisito: Introdução às Ciências Ambientais

Hidrologia Física

Prof. Klebber Formiga

LOCAL DE AULA:  EECA (Mini auditório)

Fundamentos das Ciências Ambientais

Prof. Fausto Miziara
Profª Karla Maria S. Faria
Profª Rosane Collevatti

OBRIGATÓRIA

Introdução às Ciências Ambientais 64h - (4 créditos)

Prof. Fausto Miziara
Profª Karla Maria S. Faria
Profª Rosane Collevatti

OPTATIVA

Tópicos em sensoriamento remoto: Aerofotogrametria com Drones para Análise Ambiental

Prof. Manuel Eduardo Ferreira

LOCAL DE AULA: LAPIG

Início das aulas: 10/03/2020

Introdução à Epistemologia da Interdisciplinaridade

Profª Agustina e Profª Karla Hora

LOCAL DE AULA: Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências (NUPEC)

------------------------------

Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos da Multidisciplinaridade

Profª Agustina Echeverria

Profª Karla  Emmanuela Hora

LOCAL DE AULA: NUPEC

Disciplina Concentrada:

Disciplina: Tópicos Especiais: Unidades de Conservação - OPTATIVA

Carga horária: 64 horas (4 créditos)

Número de vagas: 15

Professores: Karla Maria Silva de Faria e Maximiliano Bayer

Cronograma:

1º Período:10 a 14 de março (14 as 18:00hs) - 20 horas

2º Período: 21 a 24/03/2020 (atividade de campo em Unidades de Conservação no Vão do Paranã) - 28 horas

3º Período: 27 a 31/03 (encerramento/ relatórios, artigo e seminário). 16 horas

EMENTAS das Disciplinas

MESTRADO E DOUTORADO

Hidrologia Física - TCA

Ementa: A ementa da disciplina aborda os seguintes tópicos: Processos Físicos relacionados à Água; A Água na Atmosfera, A Água no Solo; A Água na Superfície

Mutagênese Ambiental - OPTATIVA

Ementa: Perspectiva histórica da mutagênese ambiental. Biologia molecular da indução de mutação e dano ao DNA. Reparo do DNA e sua regulação. Estilo de vida e mutagênese. Métodos de monitoramento da exposição de populações para determinar frequências basais de mutação, marcadores de exposição e monitoramento de risco para exposição acidental, ocupacional e terapêutica.

Tópicos Especiais: Unidades de Conservação - OPTATIVA

Ementa: Política Nacional de Educação Ambiental. Unidades de conservação: conceitos e importância. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC): conceitos e objetivos. Unidades de Proteção Integral X Unidades de Uso sustentável. Estação Ecológica. Reserva Biológica. Parque Nacional. Refúgio de Vida Silvestre. Monumento Natural. Área de Proteção Ambiental. Área de Relevante Interesse Ecológico. Floresta Nacional. Reserva Extrativista. Reserva de Fauna. Reserva de Desenvolvimento Sustentável. Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Tópicos em sensoriamento remoto: Aerofotogrametria com Drones para Análise Ambiental - OPTATIVA - Início das aulas: 10/03/2020

Ementa: Uso de diferentes dados e técnicas de sensoriamento remoto para a caracterização e monitoramento dos vários componentes de um sistema ambiental e a resposta destes às mudanças antrópicas. Monitoramento das distribuições espaciais e dinâmica temporal de sistemas ambientais.

Fundamentos das Ciências Ambientais – OBRIGATÓRIA

Ementa: Origem dos sistemas de manutenção da vida, dos padrões e processos de estruturação das populações e comunidades bióticas.O papel do homem na alteração e na conservação do meio ambiente. Visão integrada do meio ambiente. Processos do meio físico e biótico.

Introdução à Epistemologia da Interdisciplinaridade – OBRIGATÓRIA

Ementa: Pensamento filosófico.. Multi e Interdisciplinaridade Pensamento filosófico. Questões filosóficas e epistemológicas das ciências naturais e da tecnologia. A práxis interdisciplinar. A interdisciplinaridade no ensino superior. Reflexões sobre a atuação dos profissionais e a interdisciplinaridade.

Seminários – OBRIGATÓRIA

Ementa: A disciplina objetiva estabelecer um fórum de atualização e discussão de temáticas relacionadas às Ciências Ambientais, por meio de palestras, conferências, cursos de curta duração, seminários entre outros, oferecidos por pesquisadores visitantes, docentes e egressos do Programa.

Introdução às Ciências Ambientais – OBRIGATÓRIA

Ementa: Fornecer aos alunos uma visão integralizadora do meio ambiente, fazendo uma abordagem histórica das estruturas e processos geológicos, geomorfológicos e climáticos; da origem e dos sistemas de manutenção da vida; dos padrões e processos de estruturação das populações e comunidades bióticas; e do papel do homem na alteração e na conservação do meio ambiente.

Oficinas em Análise Ambiental – OBRIGATÓRIA

Ementa: Proporcionar aos alunos uma visão holística das ciências ambientais e sua relação com as diversas áreas de conhecimento do corpo docente do programa ora proposto. Realização de atividades práticas (estudo de casos), com docente que não seja o próprio orientador, nem de linha de pesquisa próxima, a fim de estimular a experiência no desenvolvimento de pesquisa em outras áreas. Visa o estímulo à produção científica discente e tentativas de resolução das problemáticas ambientais locais e/ou regionais. OBS: Cada vez que for ministrada, essa disciplina elegerá uma área física a ser estudada (e.g., microbacia de um rio; áreas de loteamento urbano; encostas de morros; etc.)

Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos da Multidisciplinaridade – OBRIGATÓRIA

Ementa: Fundamentos filosóficos e epistemológicos das ciências naturais e da tecnologia. A interdisciplinaridade no ensino superior. A natureza interdisciplinar das questões ambientais. Os programas de pesquisa e os currículos dos cursos de graduação e pós-graduação. Reflexões sobre a atuação dos profissionais.