Matriz Curricular
Matriz Curricular
As disciplinas do programa, tanto em termos de conteúdo quanto de número de créditos, foram elaborados visando três aspectos básicos, além da própria formação científica: 1) integração das diversas áreas de conhecimento; 2) estímulo à produção discente e; 3) rapidez de conclusão. Embora seja difícil combinar de forma "ótima" esses três parâmetros, é importante reconhecer sua importância e tentar implementar estratégias para efetivar essa combinação.
Assim, as disciplinas obrigatórias do programa devem fornecer uma fundamentação teórica/metodológica da inter/multidisciplinaridade, bem como uma visão interdisciplinar/multidisciplinar da questão ambiental aos alunos e, ao mesmo tempo, estimular rapidamente a produção de trabalhos técnicos/científicos na área. As disciplinas eletivas devem dar ao aluno uma formação mais específica que o ajude no desenvolvimento da tese.
Espera-se que o aluno possa concluir os 24 créditos exigidos pelo programa no primeiro ano de curso, ou dentro de um prazo máximo de 12 meses, mas de forma alternada.
Disciplinas Obrigatórias:
1. Fundamentos filosóficos e epistemológicos da multidisciplinaridade (2 créditos)
Ementa: O ensino superior nos cursos de graduação e pós-graduação. A interdisciplinaridade no ensino superior. Pensamento filosófico. Questões filosóficas e epistemológicas das ciências naturais e da tecnologia.
2. Introdução à ciência ambiental (4 créditos)
Ementa: Visão integrada do meio ambiente. Abordagem histórica geológica do planeta. Processos do meio físico e biótico. Origem e sistemas de manutenção da vida, padrões e processos de estruturação das populações e comunidades bióticas. O papel do Homem na alteração e conservação do meio ambiente.
3. Oficinas em análise ambiental (6 créditos)
Ementa: Visão holística das ciências ambientais e sua relação com as áreas do conhecimento. Estudos de casos em áreas de domínio conexo ao da tese. Estímulo à produção científica. Elaboração de um artigo decorrente.
Disciplinas Eletivas:
4. Análise de dados ambientais (4 créditos)
Ementa: Tipos de dados em ecologia e análise ambiental. Estatística descritiva e distribuições. Inferência estatística e teste de hipótese. Testes de modelos lineares. ANOVA e Regressão. Análise de Resíduos. Correlação e correlação parcial. Análise de freqüências. Análise multivariada. Agrupamentos e Ordenação.
5. Análise de processos erosivos (4 créditos)
Ementa: Fundamentos teóricos dos estudos sobre erosão. Diagnóstico e prognóstico de risco à erosão. Medidas de controle (mitigadoras). Monitoramento e acompanhamento.
6. Comunidade de algas como ferramenta da gestão de recursos hídricos (4 créditos)
Ementa: Principais grupos algais de comunidades fitoplancton e perifiton.Importância ambiental de atributos da comunidade.estrutura e Dinâmica de comunidades em ambientes lênticos e lóticos.Floração de algas e cianobactérias versus saúde humana. Algas e poluentes orgânicos e inorgânicos. Imagem de satélite na detecção de biomassa fitoplanctônica.Legislação de gestão com base em algas e cianobactérias.Análise de algas em eias-rimas.Estatística aplicada ao estudo de algas. Coleta, preservação e conservação de algas.
7. Conservação da biodiversidade (4 créditos)
Ementa: Componentes e estimativas de diversidade: marcadores moleculares, diversidade genética e filogenética. Estrutura populacional e definição de unidades intraespecíficas para conservação (ESUs). Regulação de diversidade em escala local. Diversidade e estabilidade. Manejo de biodiversidade e estratégias para conservação in situ e ex-situ. Conflitos sociais nas estratégias de conservação. Uso sustentável da biodiversidade. Hotspots. Diversidade do Cerrado.
8. Desenvolvimento Regional (4 créditos)
Ementa: Tópicos em teoria econômica do desenvolvimento. Modelos de desenvolvimento regional. Problemas e modelos de localização. Problemas de integração econômica. Políticas de desenvolvimento regional. Políticas setoriais para expansão do centro-oeste. Programas de Desenvolvimento regional no Brasil: Sudene, Sudeco, Sudesul. Técnicas para promoção do desenvolvimento regional.
9. Direito e legislação ambiental (4 créditos)
Ementa: Tópicos em direito e educação ambiental. Conhecimento técnico-jurídico: integração normativa para as necessidades empíricas das atividades desenvolvidas pelo conjunto dos elementos formadores das ci6encias ambientais. Estado de Direito. Perícia Ambiental. Lei de Crimes Ambientais. Código das Águas.
10. Economia ambiental (4 créditos)
Ementa: Meio ambiente e teoria econômica. O problema ambiental, a sustentabilidade e o desenvolvimento. Economia ambiental neoclássica. Teoria dos recursos naturais e economia da poluição. Métodos e Técnicas de Valoração Ambiental.Abordagens alternativas.
11. Educação ambiental (4 créditos)
Ementa: O sistema Terra e a região biogeográfica do Cerrado. Conceitos relacionados à questão ambiental, o movimento ambientalista. Sistemas complexos: concepção de meio ambiente e problemas ambientais, a tecnologia e o desenvolvimento sustentável, ecologia humana, ética e educação. A educação ambiental no processo de planejamento A legislação ambiental brasileira, Unidades de Conservação. Avaliação de impactos ambientais e seus instrumentos, sistema de gestão ambiental. Abordagem histórica da questão ambiental e educação ambiental.
12. Educação ambiental avançada (4 créditos)
Ementa: Histórico da Educação Ambiental. Interação entre meio ambiente, estrutura social, economia e cultura. Ciência Moderna, mecaniscismo e pós-modernismo. Conceitos unificadores, alfabetização técnica e investigação-ação. Tópicos especiais
13. Elementos filosóficos de bioética e meio ambiente (2 créditos)
Ementa: Bioética. Contexto histórico e desafios. Antecedentes e ambigüidades. Surgimento e originalidade. Horizonte e complexidades. Ideologia ou ciência: os enigmas do risco. Natureza, emergência, observação e as noções de totalidade fenomênica e ou cognitiva. Modelos tradicionais de saberes abrangentes: senso comum, infra- e superestrutura, metafísica, dialética. Os desafios epistêmicos das Ciências Ambientais: saber/poder, ser/dever-ser, sustentabilidade ecológica/econômica, multi- e ou interdisciplinaridade. Meio Ambiente e Bioética. A esfericidade do planeta Terra e a convivência humana. O homem como um sem-teto ecológico.
14. Estatística aplicada às ciências ambientais (4 créditos)
Ementa: Filosofia geral dos testes estatísticos, bases teórica sobre amostragem e experimentação, modelos lineares gerais: teste t para amostras independentes e dependentes, ANOVA simples e fatorial, análise de regressão simples e múltipla.Análises de freqüências: o teste qui-quadrado. Apresentação dos resultados e figuras.
15. Ética para a natureza e ética naturalizada (2 créditos)
Ementa:Explorar as imbricações filosóficas entre ética e natureza com preponderante interesse nas seguintes questões: 1. de que ordem é a distinção entre os reinos da natureza e da ética, ou, em termos filosóficos, entre os reinos do dever e do ser?; 2. como se situa o homem como espécie que vive na imbricação destes dois “reinos” ou âmbitos de ação?; 3. que papel desempenha a razão na deliberação do homem para agir moralmente?; 4. qual é o fundamento da ação moral?
16. Fronteiras e meio ambiente (4 créditos)
Ementa: Conceituação de fronteira, modernização da agricultura brasileira, efeitos da “revolução verde”. Expansão da fronteira agrícola no Centro-Oeste. Ocupação da Amazônia.
17. Métodos de amostragem ambiental (4 créditos)
Ementa: Métodos quantitativos e qualitativos nas ciências sociais. Análise estatística. Aplicação de questionários. Utilização de dados secundários. Métodos de análises químicas e mineralógicas.
18. Monitoramento e conservação de recursos hídricos (4 créditos)
Ementa: Monitoramento e conservação de ecossistemas aquáticos continentais e a importância dos organismos viventes (algas, bentônicos e anfíbios) como subsídio ao manejo ambiental. Hidrossistema fluvial. Os sistemas fluviais do mundo. Processos físicos fluviais: hidráulica e morfologia. Dinâmica fluvial. Escalas de estudos fluviais.Poluentes e efeitos na fauna e flora aquática.
19. Planejamento ambiental (4 créditos)
Ementa: A ocupação estratégica e o ordenamento territorial. O paradigma ambiental como subsídio à nova concepção de espaço. O Zoneamento Ecológico-Econômico como alternativa. Vulnerabilidade natural e potencialidade sócio-econômica. O planejamento ambiental e os reflexos do modelo de desenvolvimento (sustentabilidade e logística)
20. Prática de campo (4 créditos)
Ementa:A visão prática do conhecimento ambiental, sua relação com a realidade local e regional no Bioma Cerrado. A execução de atividades em campo no desenvolvimento e aplicação de métodos quantitativos de avaliação da biodiversidade em diferentes espaços geográficos. Uso de instrumentação e bases de dados. Avaliação prática da estimativa quantitativa e qualitativa de recursos hídricos no Cerrado, bem como concepções e percepções relacionadas ao envolvimento das comunidades humanas nas práticas sustentáveis. Elaboração e apresentação de relatório técnico-científico.
21. Sensoriamento Remoto Aplicado à Ciência Ambiental (4 créditos)
Ementa: Princípios físicos de radiação eletromagnética (REM). Influência da atmosfera. Interação REM/alvo. Assinatura espectral de alvos. Princípios de fotogrametria e fotointerpretação. Tipos de resoluções. Escala. Sistemas imageadores ópticos. Radar de abertura sintética. Correção geométrica. Correção atmosférica. Técnicas de realce. Técnicas de classificação digital. Análise estatística de imagens
22. Sensoriamento Remoto Quantitativo (2 créditos)
Ementa: Fundamentos do Sensoriamento Remoto. GPS. Processamento digital de imagens. Quantificação de parâmetros de vegetação e solos: Índices de vegetação, Biomassa, Índice de área foliar, Umidade de solos. Exercícios práticos: Cálculo de emitância, Análise de dados de radiometria de campo, Importação/exportação de dados de GPS, Georreferenciamento de imagens de satélite.
23. Solos e meio ambiente (4 créditos)
Ementa: Conceitos. Histórico da ciência do solo. Fatores de Formação do solo. Solo como componente dos ambientes. Constituintes. Macro e micromorfologia dos solos. Classificação. Análises de solos. Levantamento/Mapeamento de solos. Solos e paisagens e Sistemas pedológicos. Impactos, degradação e recuperação de solos.
24. Tópicos em cerrado (4 créditos)
Ementa: Caracterização do bioma Cerrado. Expansão agrícola. Biodiversidade do Cerrado. Uso e Ocupação do solo. Geodinâmica e Hidroclimatologia. Geoecologia. Conservação da Biodiversidade. Planejamento do uso e ocupação do solo. Recursos naturais e Genéticos.
Ementa: Ciclos de Palestras sobre temáticas ambientais atuais. Cursos de curta duração. Seminários, Estudos dirigidos.