noticia5442.gif

Brasil deve sediar eventos da ONG de Al Gore em 2008

Atualizada em 24/01/12 08:26.
Brasil, México, Chile e Argentina devem sediar encontros para formação de
O diretor do Projeto Climático na Espanha, da Alliance for Climate Protection de Gore, Juan Verde, apresentou 19/10/2007 em Sevilha o projeto de encontros de cúpula e disse que a intenção é realizar "pelo menos" quatro encontros de capacitação na região ibero-americana, inclusive o Brasil, em 2007.

"Nossa intenção é desenvolver o projeto por toda a região ibero-americana. Já estamos em negociações muito avançadas com diferentes grupos de ativistas e fundações privadas para coordenar estes eventos", acrescentou.

Verde ressaltou que o Brasil, a América Latina e a África "têm papel muito importante" sobre a mudança climática porque são "muito afetados".

Ele lembrou que o continente americano tem sofrido cada vez mais e maiores catástrofes naturais "que estão tendo um impacto direto" em seu desenvolvimento econômico e social.

"Há uma relação direta entre a mudança climática e o desenvolvimento cultural e econômico. Estes países podem apresentar soluções significativas para o problema", acrescentou.

A região ibero-americana pode ser um cenário idôneo para o desenvolvimento de tecnologias adequadas contra a mudança climática, como energias renováveis, que evitem investir em infra-estruturas proibidas ou desprezadas nos países desenvolvidos por seu caráter poluidor.

A participação nos encontros será para candidatos selecionados que receberão formação sobre a mudança climática e se comprometerão a divulgar gratuitamente o movimento liderado por Al Gore.

O primeiro Encontro Espanhol de Cúpula em Mudança Climática acontecerá na cidade de 26 a 28 de outubro e será o quarto organizado no mundo. Estados Unidos, Reino Unido e Austrália já realizaram eventos similares.

Fonte: Yahoo Brasil