Notícia

PDDU-GYN apresenta ferramenta para mapear microdrenagem durante Mutirão de Goiânia

Atualizada em 26/02/24 13:18.

Coordenação do Prof. Dr. Nilson Clementino Ferreira

Evento vai ser realizado na Praça da Vitória na Vila Jardim São Judas Tadeu, neste final de semana (24/02 e 25/02)

Crédito da foto: Isadora de Farias/PDDU-GYN

Foto: Nilson Ferreira / Crédito da Foto: Isadora de Farias/PDDU-GYN

Goiânia, 22 de fevereiro de 2024 - A equipe técnico-científica à frente dos trabalhos para o Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia (PDDU-GYN) está desenvolvendo uma solução para verificar as condições da  microdrenagem na Capital. Quem for ao 1º Mutirão de Goiânia de 2024 da Prefeitura de Goiânia, neste sábado e domingo (24/2 e 25/2), e visitar o estande da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), vai ter a oportunidade de conhecer a versão beta da ferramenta, que mapeia as bocas de lobo, canais e pontos de manutenção, que são as construções por onde fluem as águas pluviais, de Goiânia.

A solução foi elaborada pela equipe de Campo e Processamento de Dados do PDDU-GYN, coordenada pelo professor do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal (Iesa UFG), Nilson Ferreira. Para isso, está sendo utilizada a Felt, uma plataforma de sistemas de informação geográfica (SIG) para mapeamento colaborativo.

Com a ferramenta, a equipe do PDDU-GYN está reunindo os inúmeros dados levantados ao longo dos últimos meses e criando mapas. Essa etapa deve demandar mais alguns meses para ser finalizada. No entanto, já é possível utilizar a aplicação, que é gratuita e está disponível na web pelo link https://felt.com/map/PDDU-GYN-MicroDrenagem-n1mw9BwVCS7GuidXk9CTbYtA?loc=-16.6685,-49.2865,11.76z&share=1.

Nilson Ferreira pontua que, nesta fase, o público-alvo da solução, por enquanto, é a própria Prefeitura, secretarias e órgãos da administração municipal. "Principalmente a Seinfra, por que, conforme a gente vai fazendo o mapeamento eles vão utilizando a ferramenta para conferir e apontar melhorias que devem ser feitas nos dados".

Bocas de lobo

Segundo o professor, até o momento já foram contabilizadas aproximadamente 30 mil bocas de lobo, quase 16 mil poços de visitas (bueiros), um pouco mais de 760 estruturas de lançamento (canais, córregos ou rios) e mapeados até agora 1.324,20 km de dutos.

O ritmo dos trabalhos está acelerado. "Estamos com mais de 70% da rede de microdrenagem cadastrada na plataforma. Já foram mapeadas toda a bacia do Ribeirão Anicuns, onde se encontram as sub-bacias do Córrego Cascavel e do Córrego Botafogo. Toda a bacia do Rio Dourados, toda a bacia do Córrego do Barreiro, toda a bacia do Córrego Caveiras e toda a bacia do baixo Rio Meia Ponte", enumera o pesquisador.

"A ferramenta está na internet e o cidadão vai poder entender qual é o trajeto da água das precipitações [chuvas] e vai poder verificar as bocas de lobo que existem próximo da sua região", comenta Nilson.

Sobre o PDDU-GYN

Convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Agência de Regulação de Goiânia (AR) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) para o desenvolvimento de um conjunto de estudos técnico-científicos que irão embasar a elaboração de propostas para o Plano Diretor de Drenagem Urbana do Município de Goiânia (PDDU/GYN). Na Universidade, o convênio é gerido administrativamente e financeiramente pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape). O PDDU-GYN vai conter propostas para o planejamento e o bom funcionamento do sistema de drenagem de águas pluviais, integrado aos demais serviços de saneamento básico, em atendimento e consonância com as legislações e normas técnicas vigentes, observando o planejamento urbano, a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente, prevendo um horizonte de 30 anos.

PDDU-GYN no 1º Mutirão de Goiânia 2024

Data: 24 e 25 de fevereiro de 2024 (sábado e domingo)

Local: Praça da Vitória, Vila Jardim São Judas Tadeu

Endereço: Av. Santo Onofre, s/n - Vila Jardim São Judas Tadeu, Goiânia - GO, CEP: 74685-470