Oferta de disciplinas para o 2º semestre de 2018 e instruções de matrícula

Updated at 08/14/18 09:14 .

Segue oferta de disciplinas para o 2º semestre de 2018:

Disciplinas que são OBRIGATÓRIAS para MESTRADO:

• Introdução Epistemologia Interdisciplinaridade

2c (32h)

Prof.ª Agustina

local: CDIM

Disciplinas que são OBRIGATÓRIAS para DOUTORADO:

• Oficinas em Análise Ambiental - continuação da disciplina. (Não é necessário fazer matrícula na disciplina novamente!)

Prof. Leandro

dia da semana: segunda-feira

horário: 14:00 às 18:00

início das aulas: a confirmar pelo professor responsável

• Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos da Multidisciplinaridade

Prof.ª Agustina

local: CDIM

Disciplinas OPTATIVAS ofertadas no 2º semestre de 2018:

• Tópicos em Ciências Ambientais: Análise de Bacias Hidrográficas

Professores Karla Maria (coord.) e Maximiliano

dia da semana: sexta-feira

horário: 08:00 às 12:00               <<=== ATENÇÃO! MUDANÇA DE HORÁRIO!

início das aulas: 14/09

local: IESA (sala a confirmar)

• Tópicos em Ciências Ambientais: Indicadores de Sustentabilidade - caminhos e desafios

Prof. Denilson

dia da semana: quinta-feira

horário: 14h00 as 17h0

início das aulas: 23/08

• Economia ambiental

Prof.ª Francis Lee

Horário: 08:00 às 12:00

• Geoprocessamento

Prof. Nilson

dia da semana: quinta-feira

horário: 08:00 às 12:00

início das aulas: 23/08

local: CDIM (a confirmar)

• Tópicos em Ciências Ambientais: Padrões Fitofisionômicos do Bioma Cerrado - uma abordagem quali e quantitativa

DISCIPLINA CONDENSADA

Prof. Marcos José

Dias da semana: de segunda a sexta feira

Horário: 9-12h (manhã) e 14-18h tarde

Local: CDIM

Data: 12 a 16 e 19 e 20 de novembro

Obs.: no período da disciplina condensada, os outros professores adequam horários de aulas para não haver choques de horário.

• Tópicos em Ciências Ambientais II: Cianobactérias - biologia, implicações e aplicações ambientais   ==> DISCIPLINA CANCELADA

• Microbiologia ambiental           ==> DISCIPLINA CANCELADA

Obs.: Disciplinas canceladas pela Coordenação.

A matrícula para os alunos do CIAMB será nos dias 06 e 07 de agosto de 2018.

O aluno pode entregar seu formulário de matrícula, com as devidas assinaturas, presencialmente na secretaria do CIAMB ou enviar o mesmo escaneado para o e-mail da secretaria.

Formulário de matrícula do aluno CIAMB: CLIQUE AQUI

Aluno do CIAMB que queira cursar uma disciplina ofertada em outro PPG na UFG:

1º) Preste atenção na data de matrícula do Programa interessado. Os PPGs possuem datas de matrículas diferentes.

2º) O formulário de matrícula para o aluno CIAMB possui campo específico para citar as disciplinas de outros PPGs. Informe os dados da disciplina que quer cursar e a data de matrícula. A secretaria do CIAMB precisa fazer sua pré-matrícula na disciplina para que o outro Programa consiga validar sua matrícula lá.

3º) ATENÇÃO! O aluno continua responsável em ir até a secretaria do PPG onde quer fazer a disciplina para se matricular, no prazo estabelecido por cada secretaria para matrículas! Somente informar através do formulário não garante sua matrícula na disciplina do outro Programa.

4º) APÓS FAZER A DISCIPLINA no outro Programa, o aluno CIAMB precisa solicitar o APROVEITAMENTO da mesma para esta ser validada como créditos aproveitados no CIAMB, seguindo os mesmo procedimentos já divulgados antes sobre aproveitamento de disciplina (veja em: https://ciamb.prpg.ufg.br/p/7849-solicitacao-de-aproveitamento-de-disciplinas)

=> Ao entregar seu formulário de matrícula semestral, coloque data e seu número de matrícula!

=> Formulários de matrícula sem assinatura do discente e/ou do orientador não serão aceitos.

Aluno de outro Programa de Pós-Graduação na UFG: você pode se inscrever em disciplinas OPTATIVAS. Veja como proceder:

1º) Nos dias 06 ou 07 de agosto de 2018, solicite à secretaria do seu PPG que faça sua inscrição na disciplina optativa que deseja cursar no CIAMB. Sua secretaria precisa fazer uma "pré-matrícula" no SIGAA para que possamos valida-la. Não adianta tentar fazer a pré-matrícula antes ou depois dessa data - o sistema estará fechado para isso.

2º) No dia 07 de agosto, após sua pré-matrícula ter sido feita no seu programa, dirija-se à secretaria do CIAMB para entregar o formulário de matrícula especial. O aluno pode entregar seu formulário de matrícula, com as devidas assinaturas, presencialmente na secretaria do CIAMB ou enviar o mesmo escaneado por e-mail.

Formulário de matrícula do aluno de outro Programa de Pós-Graduação na UFG: CLIQUE AQUI

ATENÇÃO! Não perca a data para entrega do formulário de matrícula pois os mesmos SOMENTE serão recebidos nos dias estipulados, tanto presencialmente quanto por e-mail.

ALUNO ESPECIAL - qualquer pessoa que queira cursar disciplinas isoladas (optativas) e não seja estudante matriculado na UFG: este semestre a Coordenação do CIAMB fará edital para alunos especiais. Edital publicado no site:

Início das aulas: 20 de agosto de 2018

Obs.: As ementas das disciplinas estão no site.

Related files Size Archive fingerprint
oferta de disciplinas 2 sem 2018 54 Kb 839e979ba37682162bbcbe7356deab0b
ementa Tópicos em Ciências Ambientais: Padrões Fitofisionômicos do Bioma Cerrado - uma abordagem quali e quantitativa 115 Kb 05d38f4a2ccba7543c9444067b4abb5a
ementa Tópicos em ciências ambientais - Indicadores de Sustentabilidade: caminhos e desafios 329 Kb 0fe0ca7fa595073c0302fd0aaef90c53