II Workshop Internacional Sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas

Evento

: UFC - Fortaleza

: 23 a 28 de Agosto 2009

2° circular e folder do

 

II WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM BACIAS HIDROGRÁFICAS

 

 

2ª CIRCULAR

 

 

Período: 24 a 29 de agosto de 2009    

          

Local: Departamento de Geografia

Universidade Federal do Ceará

Campus do Pici

Fortaleza/CE

 

Promoção: Programas de Pós-Graduação (UFC) em:

  • Geografia;
  • Desenvolvimento e Meio Ambiente;
  • Engenharia Agrícola;
  • Engenharia Civil (Recursos Hídricos)

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dias 24 e 25/08 (Segunda e Terça-Feira)

Atividades Especificas da Comissão Organizadora

Horário: 08h às 12h

Reuniões Técnicas da Comissão do Evento: troca de experiências entre os Programas de Pós-Graduação da Universidade de Havana; Universidade Federal do Ceará e UNESP – Presidente Prudente, SP.

 

Dia 26/08 (Quarta-Feira)

Atividade: Conferencia de Abertura e

Lançamento do livro “Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável”.

Horário: 08h

Prof. Dr. José Manuel Mateo Rodriguez (Universidade de Havana-Cuba)

 

Atividade: Mesa Redonda

Horário: 09h às 12 h

Tema: “Planejamento Ambiental em Bacias Hidrográficas no Brasil e em Cuba.”

Debatedores:

Prof. Dr. José Manuel Mateo Rodriguez (Universidade de Havana-Cuba)

Prof. Dr. Edson Vicente da Silva (UFC)

Prof. Dr Antonio Jeovah de Andrade Meireles (UFC)

Prof. Dr. Miguel Angel Garcia Bordas (UFBA)

 

Atividade: Mesa Redonda

Horário: 14h às 18h

Tema: “Manejo e Gestão Ambiental Integrada”.

Debatedores:

Prof. Dr. Marcos José Nogueira de Sousa (UECE)

Prof. Dr. Giovanni de Farias Seabra (UFPB)

Prof. Dr. Prudente Pereira de Almeida Neto (UFBA)

Prof. Dr. Jairon Alcir Santos do Nascimento (CTNbio/MCT)

 

Dia 27/08 (Quinta-Feira)

Atividade: Mesa redonda

Horário: 08h às 12h

Tema: “Conferência sobre Gestão de Bacias Hidrográficas”.

Debatedores:

Dr. Julie Burt (FUNCEME)

Profª. Eunice Maria de Andrade (UFC)

Eng. Civil Vicente Lopes de Frota (COGERH)

Prof. Dr. Marco Aurélio Holanda de Castro (UFC)

 

Atividade: Mesa redonda

Horário: 14h às 18h

Tema: “Gestão de Bacias Hidrográficas”.

Debatedores:

Prof. Dr. José Carlos Araújo (UFC)

Profª. Drª. Marta Celina Linhares (UFC)

Prof. Dr. Marco Garrido Cumbera (Universidade de Sevilha)

Profª. Drª. Maria Elisa Zanella (UFC)

 

Dia 28/08 (Sexta-Feira)

Atividade: Apresentação de Trabalhos Científicos (Painel)

Horário: 08 às 12h

 

Atividade: Mini-Cursos

Horário: 14h às 18h

 

  1. Análise da Paisagem como Instrumento para o Turismo Comunitário

Ms. Erica Silva Pontes

  1. Análise Ambiental no Semi-Árido

Ms. Ernane Cortez Lima (UVA)

  1. Geoprocessamneto Aplicado à Análise Ambiental

Ms. Frederico de Holanda Bastos (UECE)

  1. Manejo do Recurso Água em Bacias Hidrográficas

Ms. Aloysio Rodriguez de Sousa (UFPB)

  1. Educação Ambiental e Bioética

Marcelo Aguiar Távora, Amélia Oliveira Batista e José Maclécio de Sousa.

  1. Elaboração de Projetos

Ms. Carlossandro Carvalho de Albuquerque (UEA)

 

 

Dia 29/08 (Sábado)

Atividade: Excursão Científica no Estuário do rio Ceará

Horário: 08h às 12h

 

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

 

Adryane Gorayeb

Aloysio Rodriguez de Sousa

Antonio Jeovah de Andrade Meireles

Carlossandro Alburquerque de Carvalho

Cezar Antonio Leal

Edson Vicente da Silva

Ernane Cortez Lima

Frederico de Holanda Bastos

Jairon Alcir Santos do Nascimento

José Carlos Araújo

José Manuel Mateo Rodriguez

Marco Aurélio Holanda de Castro

Maria Elisa Zanella

Marta Celina Linhares Sales

Miguel Angel Garcia Bordas

Prudente Pereira de Almeida Neto

 

 

PARCERIAS

Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos – LCRH/UFC

Museu de Ciências Ambientais Mundo Livre

Sala Verde Água Viva UFC

PET Geografia UFC

C.A Geografia UFC

Grupo de Pesquisa HIDROSED

 

NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS

 

Os trabalhos completos deverão ser enviados do dia 16 de julho até 17 de agosto de 2009. Os artigos deverão ser enviados para o e-mail 2planejamb@gmail. com, obedecendo as seguintes instruções:

 

·         Trabalho completo no formato de artigo científico, salvo EXCLUSIVAMENTE no WORD (doc.) nomeado com o título do trabalho;

·         Ficha de inscrição preenchida;

·         Comprovante de depósito deve ser escaneado e enviado por e-mail;

·         Cada inscrição credita ao participante a apresentação de no máximo dois trabalhos;

·         É permitida a assinatura de até cinco autores para cada trabalho inscrito;

·         Os trabalhos deverão ser redigidos de forma concisa, com exatidão e clareza necessários à sua fiel compreensão. Digitação do texto com 6 a 10 páginas, letra Times New Romam, tamanho 12, espaço 1,5 (entre linhas), margem de 2 cm em todos os lados, justificado e sem dividir palavras no final da linha. Nomes Científicos e palavras estrangeiras grifadas em “Itálico”;

·         Resumo: Inserido no corpo do artigo, escrito em língua portuguesa, espanhol ou inglês, com no máximo 300 palavras, e seguidos de até cinco palavras-chaves;

·         Título: O título deve dar uma idéia precisa do conteúdo e ser o mais curto possível, escrito em letras maiúscula tamanho 12, CENTRALIZADO;

·         Autores: Constar sempre em sua ordem correta, sem inversões, com o sobrenome maiúsculo e ALINHADO À DIREITA;

·         Após os autores, os endereços institucionais, seguidos de e-mail do autor correspondente;

·         Ilustrações: as tabelas e as figuras limitadas ao necessário numeradas em arábico e insertas no texto: tecla “inserir figura” do word e nunca “recortadas e “coladas”. As  legendas devem ser auto-explicativas colocadas acima das tabelas  acima nas tabelas e abaixo das figuras;

·         Nunca use negrito no texto, em parte ou para destacar expressões;

·         Painéis - comprimento: 1,20m; largura: 1,0m.

·         As normas são aplicadas indistintamente a todos os trabalhos apresentados: mesas e painéis;

·         Os trabalhos aceitos serão publicados em livro eletrônico (CD) com ISBN;

·         Os congressistas presentes receberão certificados de participação;

·         A emissão de certificados de mini-cursos está condicionada a freqüência das aulas;

·         Os mini-cursos terão duração de 4 horas/aula, com o custo de inscrição de R$ 5,00;

·         Os certificados de apresentação dos trabalhos destinam-se exclusivamente aos autores presentes no respectivo painel;

·         Haverá dois eixos temáticos para inscrições e apresentações de trabalhos:

·         Eixo 1: Planejamento Ambiental

·         Eixo 2: Gestão de Recursos Hídricos

 

 

VALORES DE INSCRIÇÕES

Evento: R$ 20,00

Mini-curso: R$ 5,00

Total de inscrição no evento com mini-curso: R$ 25,00

 

PAGAMENTO DE INSCRIÇÃO NO EVENTO

Depósito no Banco do Brasil

Conta Corrente: 9.661

Agência: 4439-3

Em nome de Érica Silva Pontes

Obs: os comprovantes bancários devem ter o nome do depositante, e serem escaneados e enviados juntamente com a ficha de inscrição para o e-mail: 2planejamb@gmail. com.
Comissão Organizadora

II Workshop Internacional Sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas

http://www.hidrosedufc.br/tmp/workshop.html

Abaixo, para download, seguem os folders  e a 2ª Circular do Workshop:

  Folder 1

Folder 2

2ª Circular