Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, por razões decorrentes de sua situação geográfica, a tradição de pesquisas de seus docentes e a vocação da Universidade Federal de Goiás, construiu sua identidade tendo por referência os aspectos da ocupação do Bioma Cerrado, tanto do ponto de vista econômico, como social e ambiental. O principal objetivo é o de formar quadros multi/interdisciplinares de alto nível para atuação no ensino superior, além de pesquisa e extensão em Ciências Ambientais, na área de Estrutura e Dinâmica Ambiental, tanto em temas relacionados ao meio físico, como biótico e social, de maneira integrada, seja no desenvolvimento de modelos teóricos diversos, bem como no desempenho de funções técnicas especializadas, dirigidas à busca de soluções para conservação e gestão de recursos naturais e sociais, com ênfase no Bioma Cerrado. A base epistemológica e política que fornece o suporte teórico ao curso tem sido a do ecodesenvolvimento, da visão holítisca e da sustentabilidade socioambiental, onde claramente o desenvolvimento econômico eficiente deve conduzir à melhoria das condições de vida humana, em qualquer escala.
Essa tradição de estudos, desenvolvidos ao longo de 20 anos, capacitou o CIAMB para empreender novos objetivos, articulados com o anteriormente apresentado. Dessa forma tem-se atualmente desenvolvido dois programas institucionais de cooperação na região Norte – com a Universidade Federal do Amazonas e com a Universidade Federal do Oeste do Pará – com o objetivo de estudar as origens e consequencias da antropização da Amazônia. Da mesma forma têm-se desenvolvidos esforços de internacionalização com o objetivo de estudar a antropização de outras savanas no continente africano, particularmente (mas não apenas) em Moçambique.